Login

Postura Humana Sob a Ótica da Bio Cibernética Bucal

Author
Translator
Pages: 18-19
Associação Brasileira de Rolfing

Rolfing Brasil – ABR

sds

Postura humana, um tema palpitante. Pesquisas recentes nos informam um número absurdo de pacientes com dores na coluna: a descompostura humana já é uma normainvariavelmente observamos adultoscrianças pelas ruas nas mais variadas formas posturais, menos na forma ereta.

Porque tanta deformação? Será característica humana a descompostura? O que podemos fazer para possibilitar aos nossos pacientes uma condição de saúde?

Os trabalhos corporais são de fundamental importância, entre eles, o ROLFING talvez esteja entre os de melhor repercussão para o paciente. Mas,a boca? Como fica a interpretação da relação entre bocacoluna?

Você sabia que a boca tem uma importância muito maior do que se costuma relatar nas universidades? Você imagina que cefaléia crônica, dores na coluna , dificuldades nos movimentos, vertigem, dificuldades respiratórias, ronco, apnéia noturna, têm relação com um crescimento inadequado do sistema mastigatório? É deste tema que trata a Bio Cibernética Bucal.

Bio Cibernética Bucal é um CONCEITO, uma escola oclusal – entenda-se oclusão o relacionamento entre os maxilares. Não é uma técnica. Como conceito que é, defende a tese que a boca é responsáveldeterminante na manutenção da postura humana,sendo assim busca a manutenção da relação maxilo-mandibular dentro da antropometria (proporção humana), afirmando que somente desta maneira se manterá o eixo postural biológico. Determina que o adequado desenvolvimento do sistema estomatognático (boca) é fundamental para a postura humana, pois esse é de suma importância para o posicionamento fisiológico da línguao reflexo da deglutição. Afirma que deglutição é um reflexo automáticoexclusivo da criatura humana, que ocorre dentro da cavidade bucal, em média 2000 vezes por dia, de suma importância na manutenção do eixo postural, da respiração,absolutamente determinante no mecanismo da cogniçãona dinâmica da coluna vertebral.

Sendo assim, o posicionamento espacial da língua, que delimitaordena a morfologia (forma) das arcadas dentárias, é fator fundamental na manutenção do eixo humano, repercutindo sobremaneira nos aspectos físicocomportamental do indivíduo. Lembrando que a boca humana é formada por 32 dentes, portanto a Bio Cibernética Bucal, como conceito, não admite a extração seriada dos elementos dentais visando a manutenção da estética,sim a relação maxilo mandibularo posicionamento da língua neste espaço (DEGLUTIÇÃO).

Seu tratamento é feito através de aparatologia intrabucal , sendo que nas crianças visa estimular o crescimento facial ,nos adultos manter a relação maxilo mandibular dentro da proporção adequada, permitindo que em ambos os casos mantenha-se uma deglutição fisiológica,com isso uma posturarespiração correta.

Está indicado para correção de vários sintomas, entre os mais comuns estão: respiração bucal, cefaléia crônica, dores na ATM, ronco, apnéia noturna, dores na coluna , dificuldades nos movimentos, vertigens etc.

Seu idealizador foi o Prof. Dr. Mario Baldani, cirurgião dentista nascido em Garça, interior de São Paulo. Na década de 60, em Araçatuba, desenvolveu estudospesquisas que culminaram na Bio Cibernética Bucal. Após anos de trabalhoobservação, conheceu o Prof. Dr. Denisar Lopes de Figueiredo, outro grande cirurgião dentista de Araçatuba,juntos escreveram dois livros: “Bio Cibernética Bucal” (1972)”Bio Cibernética Bucal: Conceitos Topológicos” (1976).

Mario Baldani, Denisar Lopes Figueiredooutros profissionais fundaram o CEBICI (Centro de Estudos de BCB) em 1976, mas dois anos depois, MarioDenisar afastaram-se deste núcleocada um seguiu seu caminho.

No final da década de 70, Mario Baldani aprofunda seus estudosdá início à segunda fase de seu trabalho. Um novo entendimento emerge destes estudos, com um enfoque original dos conceitos que envolvem o ser humano, abordando aspectos do âmbito psíquico, comportamental, político, social, metabólico, sexual, fisiológico, nutricional, entre outros.

Em 1982, Mario Baldani instala sua clínica na cidade de São Paulo. Sempre muito solicitado para ministrar conferências no Brasil, Mario é convidado a ministrar cursos no México, onde esteve por duas vezes nas cidades de MéridaGuadalajara. Escreve inúmeros textosapostilas; grava vídeos de seus cursosconferências que fazem parte do acervo literário da Sociedade Brasileira de Bio Cibernética Bucal.

Em 1991, por minha iniciativa, Mario Baldani, juntamente com Edison da Cunha Swainmais sete colegas, dão início a um novo núcleo de estudos que perdurou até sua morte, em 1997. Nesse núcleo, que corresponde à terceira fase de seu trabalho, desenvolveu um novo aparelho intra bucal, o ?Biociber?, aparatologia que está sendo utilizada há dez anos na CLÍNICA DE DOR E DISFUNÇÃO CRÂNIO MANDIBULAR DA UNIP, com aproximadamente 1.200 pacientes atendidos.

Durante esse período, Mario estudou a formulação do esqueleto do que seria o seu terceiro livro, que deverá ser publicado no próximo ano. Recentemente em 16/17/18 de outubro deste ano realizamos na UNIP o II CONGRESSO INTERNACIONAL DE POSTUROLOGIA PROF DR MÁRIO BALDANI ( www.congressoposturologia.com.br ), que tem como função divulgar a BCBdiscutir com conferencistas do Brasilexterior , o que se tem falado sobre postura pelo mundo .

Como conceito é bom lembrar que a BCB relaciona o mau desenvolvimento do sistema mastigatório com as deformações da nossa cultura, são vários fatores que impossibilitam o correto crescimento deste sistema, alem dos deformadores mecânicos como: chupetamamadeira, teremos que observar também as deformações da primeira infância, onde não se permite à criança percorrer as etapas necessárias para o seu correto desenvolvimento: parto via perineal (lembrar que hoje em São Paulo 70% dos nascimentos se dão via cesariana), amamentação no mínimo um ano, rolar, rastejar, engatinhar, andar de quatro, ficar de pé ( isto se dá aos nove meses quando da erupção dos primeiros dentes ), permitir à criança uma alimentação não tão pastosauma vida livrealegre onde ela tenha a possibilidade de movimentoplenitude , estimulando-se o aprendizado lúdico de suma importância nesta etapa. A esta fase dá-se o nome de desenvolvimento psicomotor, de fundamental importância para o correto amadurecimento deste novo ser que acaba de nascer.

É NA CRIANÇA QUE SE DESTRÓI TODO O POTENCIAL HUMANO DE SER.

Apesar desse saudoso mestre não estar mais conosco, muitos profissionais continuam usando inadequadamente o nome Bio Cibernética Bucal, sem saber no mínimo do que se trata,portanto segue a minha lutada SBBCB, no sentido de preservardivulgar o trabalho desse genial brasileirocirurgião dentista, lembrando que foi Mário possivelmente o primeiro autor no mundo, que descreve a real importância da boca humana, quando relaciona-a com postura.

Fica claro necessidade de um maior entrosamento entre OdontólogosRolfistas,fica aqui o convite para um futuro contato para seguramente poderemos atender melhor nossos pacientes.

DR. AUGUSTO CEZAR MOREIRA TRALLI [email protected]
www.biociberneticabucal.com.br).

To have full access to the content of this article you need to be registered on the site. Sign up or Register. 

Log In