Postura e gravidade1
Texto: Aline C. Newton Tradução: Fábio Sayão Como corpos, vivemos no campo da gravidade. Em qualquer outra atividade em que estivermos engajados, seja estar sentadolendo este paper, seja caminhando, ou jogando (playing), nós também teremos de nos manter suficientemente firmes para não cair – teremos de endereçar o problema da puxada da gravidade. Como lidamos […]
Um Toque de Ética
Um evento muito comum na vida de um rolfista é receber um pedido de atendimento de um cliente que está em processo com outro rolfista. O objetivo deste artigo é apreciar essa possibilidade, usando o artigo 16 do Código de Ética da Associação Brasiliera de Rolfing® como referência: <i>16. Reconhecendo que Integração Estrutural-Rolfing® é um […]
Vencendo o Estresse – Rolfing / Parte I
Introdução Escrevemos neste artigo sobre os diferentes padrões de funcionamento do sistema nervoso autônomosobre um dos ?hormônios do estresse?, o cortisol. Especulamos então a respeito da relação entre o cortisolo comportamento do sistema nervoso autônomopropomos que, enquanto rolfistas, devemos ter um certo conhecimento da questão para podermos melhor definir o que vem a ser ?tensão??relaxamento?somente […]
Influência do Método Rolfing na Estabilidade Postural: Um Estudo de Caso
Resumo O objetivo deste trabalho foi o de verificar através da posturografia o efeito da primeira etapa da série de 10 sessões do Método Rolfing. Realizou-se avaliação postural através de fotografia antesdepois das três sessões, sendo que antes das sessões a voluntária apresentou um escore postural de 31depois das sessões passou a apresentar um escore […]
A Imagem Corporal e as Sensações, na Prática do Rolfing e do SE
Nossos estudos sobre Imagem Corporal, assim como nossa experiência prática com Rolfing® e Experiência Somática® , têm mostrado a importância da identificação e da valorização das sensações, como elemento norteador na revelação do universo existencial do sujeito. Tanto as abordagens acima mencionadas como os estudos sobre a imagem do corpo consideram que pensamentos e sentimentos […]
Arte Baniwa
Em 2001 fui convidado pelo ISA – Instituto Socioambiental – para participar da Oficina sobre “Arte de Branco” na EIBC- Escola Indígena Baniwa-Coripaco, situada às margens do Rio Içana, no Amazonas. Mais precisamente na região conhecida como “Cabeça do Cachorro”, próximo à fronteira com a Colômbia. Algum tempo antes havia sido editado o livro “Arte […]
Neckwork, Pelvic Lift, Backwork
Um grupo de rolfistas, que havia participado da Re-certificação de Movement com Monica CaspariMárcia Cintra em junho/julho de 2006, reuniu-se de quatro a seis de novembro de 2006 para um workshop específico de trackings, neck work, pelvic liftback work. A vontade era explorar estas técnicas de integraçãolevá-las ao próximo nível de sofisticaçãoeficiência possíveis. O grupo […]
A Construção da Ciência do Rolfing: De Uma Trajetória Individual Para Uma Ação Coletiva
O texto que segue abaixo é a Introdução de minha tese de doutoramento “Estudo Exploratório da Dimensão Psicobiológica do Método Rolfing® de Integração Estrutural: Criação, Desenvolvimento e Avaliação de Questionários”. Descreve a maneira como minha trajetória individual se entrelaçou à trajetória coletiva, mostrando como estes caminhos se misturam: angústia e desejos particulares evoluem à medida […]
Um mundo, Um trabalho, Muitas Culturas
“Abertura para receber a diversidade Confiança para acomodar o inesperado Calma para navegar as tormentas Intensidade para viver os afetos Força para dar suporte aos projetos” Adriana LernerGustavo Sanguinetti – Terapeutas argentinos No âmago das visões de mundo ocidentaloriental encontram-se as diferenças culturais. Sociedades diferentes exibem diferentes padrões de pensamento, percepçãoorganização social, a última sendo […]
Como Ensinar Movimento
O trabalho estrutural libera fixações nos tecidos. A educação do movimento libera fixações nos padrões de movimento. Rolfing Estrutural: dá as condições necessárias para o surgimento da “linha”. Rolfing Movement: dá vida à “linha”; leva a linha a mexer-se. Ensinar movimento: não é corrigir, não é consertar, não é mudar o cliente. É CRIAR OUTRAS […]